O que esperar de uma série com esse título?
Lançada pela Netflix em 30 de dezembro de 2022, a série Machos Alfa conta a história de 4 amigos espanhóis: Pedro, Luis, Raúl e Santiago, que se sentem um pouco perdidos no novo mundo das mulheres empoderadas, cada um tentando se ajustar à sua maneira.
O primeiro episódio dos 10, abre com os amigos em um curso “Machistas em desconstrução. Rumo a uma nova masculinidade saudável”. Aqui vai um breve resumo dos personagens:
- Santi é um homem branco, separado da Blanca e tem uma filha adolescente de 16 anos (Álex);
- Luis é um homem branco, policial de trânsito e pai de duas crianças, é casado com Esther;
- Pedro também é um homem branco, diretor de programas de televisão e mora com a namorada Daniela;
- Raul é o último dos amigos, dono de um restaurante e namora com Luz;
Em seguida, a série volta 6 meses para explicar como eles chegaram até aquele curso para desconstrução do machista. Ainda no primeiro episódio vemos Pedro perder o emprego na televisão. Álex, filha de Santiago, ir morar com ele. A esposa de Luis insatisfeita com a vida sexual do casal. E a proposta de casamento de Raul para Luz que não saiu como esperado.
Centrada nos quatro protagonistas, homens brancos e espanhóis em seus quarenta e poucos anos, portanto, ainda com outros quarenta pela frente se consideramos a expectativa de vida dos espanhóis de 83 anos.
O que vemos a seguir são os personagens lidando com temas com os quais pouco conversam entre si: uma demissão, a ausência do desejo na vida do casal, um implante de cabelo feito, uma amante, brinquedos sexuais, traição, uma paixão existente pela ex-esposa. Além disso, a necessidade de dar suporte às respectivas companheiras em suas vidas profissionais.
Enquanto frequentam as aulas de desconstrução do próprio machismo, enfrentam, cada qual seus relacionamentos, pontos de ruptura com o status quo de falas, atitudes e posturas que antes nunca haviam sequer cogitado como machistas. Dos personagens, a história que mais me identifiquei foi de Santiago, o menos machista do grupo.
Se você ficou em dúvida se deve ou não usar seu tempo, te digo que serão 30 minutos (por episódio) bem rápidos e divertidos. A 1ª temporada conta com 10 episódios ao todo, e pude ver no IMDB que uma segunda temporada está confirmada. Antes que eu me esqueça, quem assina a Direção e os roteiros são os irmãos Laura Caballero e Alberto Caballero.
Eu escolhi assistir de uma vez só, entre sábado e domingo, para ter uma melhor percepção e poder escrever essa recomendação. Espero que se divirta.